Você conectado a notícia

Texto de Viviane Torquato. Terapeuta de Família e de Casal.

Quando pensamos em educar bem nossos filhos, geralmente damos mais atenção aos comportamentos falhos deles e realçamos de maneira continuada e muitas vezes exagerada as faltas que cometem. Acreditamos que evidenciando “o mal feito” estamos ensinando a fazer “o bem feito”. Só que não é exatamente assim que acontece e o que observamos é a permanência e repetição das atitudes negativas dos filhos.

Acredito que exista boa vontade por parte dos pais que se comportam desta maneira e um sincero desejo de corrigir seus filhos. Contudo, o resultado mais comum e direto destas nossas atitudes quando não vistas ou sabidas à luz do conhecimento, é fazermos sem querer um reforço negativo com os comportamentos falhos. Quando evidenciamos e damos atenção demasiada ao que fazem de errado, reforçamos o padrão de comportamento falho, além de algumas vezes perdermos nossos limites e faltamos com o respeito para com nossos filhos. Sem desejarmos agravamos a situação e faltamos com a parte mais importante que é a educativa e orientadora para eles. Precisamos saber, compreender e acreditar que tudo o que damos atenção há crescimento. A energia da atenção nutre e mantém a situação. A energia não tem consciência e ela será direcionada e utilizada nas boas coisas/situações, como nas más também.  Precisamos aprender a valorizar os bons comportamentos, os acertos , vitórias e conquistas realizadas pelos nossos filhos !

Importante conversarmos e a esclarecermos aos nossos filhos quais as conseqüências negativas de suas atitudes, criando neles a consciência das conseqüências dos seus atos e das responsabilidades que surgem em decorrência do que fazem.

A Ciência já provou que um saudável e produtivo caminho para uma boa educação é elogiarmos o que eles estão fazendo de certo, de correto. Elogiarmos numa atitude sincera de reconhecimento, fazendo neste momento um reforço positivo neles, proporcionando-lhes o bem estar e o contentamento dos bons frutos obtidos do que estão fazendo de certo e de bom. Devemos evidenciar que são merecedores do nosso amor incondicional e da nossa admiração, porque sempre têm um potencial bom dentro de si. Ressaltarmos suas qualidades, benfeitorias fortalecendo neles a auto estima de cada um, o senso de valor que têm de si.

Elogiar pois, faz bem ao coração e a viver melhor! Vamos transmitir nossa confiança neles e vamos evidenciar a importância que tem confiarem neles próprios. Vamos contribuir com nossos incentivos em tudo de bom que fazem e incentivá-los a continuar neste caminho. Vamos nos comportar de forma mais amorosa para com nossos filhos, demonstrando alegria e satisfação de pais que compreendem e acreditam ser este o melhor caminho de crescimento e aprendizado para eles.

Vamos dar nosso exemplo de comportamento e eles aprenderão conosco a fazerem  melhor todas as coisas.

Comcarinho,  Viviane Torquato

e-mail: vivianemais@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe
Categorias
Publicidade